Logo do Instituto do Design
Inscrições 11 3477.3945


Desenho de Observação

Conhecimentos básicos para o desenho como método de representação/expressão individual.

Carga horária: 14 horas

3x de R$ 330,00

Valor total: R$ 990,00 (Pague em até 3 vezes)

Sobre o Curso

O curso tem a finalidade de proporcionar ao aluno os conhecimentos básicos para o desenho como método de representação/expressão individual. A expressão individual será incentivada através da exploração de diferentes técnicas e emprego de diferentes materiais. Será enfatizada a utilização do desenho como ferramenta investigativa/exploratória, além da função de ferramenta de registro. O caráter ilustrativo de representação gráfica será incentivado por meio da combinação de referências - não somente como registro - mas para a criação de uma imagem autoral e individualizada. Os conceitos abordados (e aplicados nas aulas) serão: proporção, composição, gestual, forma, volume, entre outros.  Aulas expositivas, de caráter teórico-prático, técnicas de representação demonstradas pelo professor.

Objetivos do Curso

Esclarecer, desmitificar e capacitar o aluno a empregar o ato de desenhar de acordo com suas necessidades específicas. Apresentar didaticamente os conceitos de desenho mencionados anteriormente para que possam ser praticados e assimilados pelos participantes. Esclarecer técnicas diferenciadas e encorajar a experimentação de materiais para que o aluno possa começar a desenvolver sua própria linguagem de representação (ou “estilo”) através do desenho. 

Público-alvo

Estudantes e profissionais das áreas criativas que buscam entender e desenvolver uma maneira diferente de representação, a qual estão acostumados.

Pré-requisitos do aluno

Acima de 15 anos. Vontade de aprender a se expressar através do desenho.

Unidades Temáticas

UNIDADE 1: Desenho como método de representação do real. Conceitos de proporção, qualidade do traço (peso gráfico), gestual da figura, silhueta, relação da figura com o fundo, composição do campo visual.

UNIDADE 2: Valor tonal, perspectiva atmosférica aplicada aos objetos, proporção e distorção, combinação de elementos, desenho contínuo, desenho exploratório (do todo para as partes e vice versa), desenho de observação direta, desenho invertido.

UNIDADE 3: Criação de novas imagens, desenho como representação “sensorial”, desenho de memória, utilização de materiais e técnicas diferenciadas, breve explicação sobre o emprego das cores na representação gráfica.

UNIDADE 4: Aplicação dos conceitos e técnicas apresentados nas aulas anteriores na representação da figura humana.

Professores

Douglas do Amaral

Ilustrador e tatuador. Mestre em Ilustração (MFA in Illustration), pela Academy of Art University, San Francisco, EUA 2006. Mestre em Criatividade e Inovação, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal 2012. Trabalhou como professor de Pintura Digital e Character Design na Academia de Animação e Artes Digitais (AAAD), de 2006 a 2009. Ministrou cursos de extensão em desenho na FASM, FAAP e FIRB. Trabalhou como background painter para a Lightstar Studios na Animação de Longa Metragem “UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA”, em conjunto com a Buriti Filmes. 

Ilustrou para as revistas Superinteressante, Você S/A, GQ, Vision.Magazine (Japão), para editora Estação das Letras e Cores e O Fiel Carteiro/Kappamaki Digital. Professor de Desenho de Observação, Desenho de Moda e Ilustração de Moda na FAAP de 2009 até 2014. Professor de desenho na Faculdade Santa Marcelina de 2008 a 2012, e depois em 2014. Trabalhou uma temporada como tatuador convidado no Phoenix Tattoo, na França, em 2015. Atualmente trabalha em seu próprio estúdio de ilustração e tatuagem.


Observações

Materiais:

-Papel Canson A3;

- Lápis 2B, 4B, 6B;

- Limpa-tipo;

- Esfuminho (opcional);

- Giz pastel (cores básicas);

- Aquarela (opcional);

- Lápis de cor aquarelável;

- Pincéis chatos e redondos;

- Carvão vegetal macio;

- Lápis carvão;

- Papel Kraft A3;

- Sketchbook (A4 ou menor) para anotações e desenho.

 

Observação: O material deverá ser comprado pelo aluno antes do início do curso.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO - CLIQUE AQUI

Instituto do Design

Conheça o Instituto do Design

O Instituto do Design é um espaço para fomentar a área do design, nossos cursos buscam ampliar o repertório do aluno na busca de conhecimento em um ambiente multidisciplinar para estimular a expressividade da força do traço, desenho e forma, além de outras capacidades.

Saiba +

Design fora do Brasil?

Você já se imaginou fazendo um curso de design fora do Brasil? O instituto do Design proporciona a estudantes e profissonais a oportunidade de conhecer escritórios de design em Milão, Londres, Nova York e São Francisco. Para maiores informações entre em contato através do e-mail contato@institutododesign.com.br.

ACONTECEU NO ID

Acontece no ID - Curso "O que a letra não escreve"